Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

VOLUME
Carregando música...

Conexão Jovem Conexão Jovem

O que Deus diz sobre o namoro?

Deus não diz nada sobre "namoro" na Bíblia, mas fala muito sobre relacionamentos e como as pessoas devem se comportar antes do casamento.

A Bíblia não fala nada sobre namoro por uma razão muito simples: o "namoro" é um conceito muito recente, e não existia na forma como conhecemos hoje quando a Bíblia foi escrita. Na Bíblia vemos que as pessoas entram em uma dessas categorias: amigos/irmãos em Cristonoivos, ou casados. Ou só existia amizade, ou então o compromisso era sério.

Mas nós podemos retirar alguns princípios teológicos, que encontramos na Bíblia, e que podem nos ajudar a entender o que Deus espera de quem está namorando.

1. Namoro deve ter um objetivo: Casamento

Um relacionamento romântico não deve ser iniciado com outro objetivo que não seja o casamento. Isso não significa que todos os namoros vão dar em casamento, mas significa que quando dois cristãos iniciam um relacionamento, eles não devem estar pensando apenas em se divertir, "só para ver no que vai dar", ou porque "todo mundo está fazendo o mesmo". As pessoas envolvidas devem aproveitar esse tempo para se conhecerem ainda melhor, tendo em vista uma possível união eterna.

2. Cristãos não devem namorar não cristãos

Muitas pessoas consideram essa ideia muito retrógrada, mas o ensinamento bíblico é muito claro. Alguém que já nasceu de novo não deve procurar um relacionamento romântico de intimidade com um não-cristão (2 Coríntios 6:14).

A ideia é bem fácil de entender. Um crente e um descrente vão ter pontos de vista bem diferentes sobre vários aspetos da vida. Se o objetivo do namoro deve ser o casamento, se duas pessoas tiverem uma visão da vida tão diferente assim, um casamento verdadeiramente feliz vai ser pelo menos muito difícil, e em alguns casos até impossível. É verdade que algumas vezes acontece de o descrente se converter, mas não confie nessa possibilidade. Seja amigo. Fale de Jesus. Ajude. Não namore.

3. Encontre a pessoa certa

Não adianta querer namorar só por namorar. É importante se sentir fisicamente, mentalmente e espiritualmente atraído pela outra pessoa. Também é importante que os dois concordem nos assuntos mais importantes, especialmente nos assuntos teológicos, e naquilo que acham que Deus quer para suas vidas (Amós 3:3).

4. Comece pela amizade

A Bíblia tem muito a dizer sobre a amizade (especialmente no livro de Provérbios, mas não só), e é aí que tudo deve começar. Guarde o seu coração. Não se entregue totalmente a alguém que não é seu esposo ou esposa. A intimidade emocional também deve ser guardada para os que buscam o casamento. Assim, se o relacionamento não der certo, os corações dos dois serão poupados de um sofrimento que poderia ser bem maior.

5. Espere pelo momento certo

Não comece um namoro​ se você não está em uma fase da sua vida em que o casamento é uma possibilidade real a médio/curto prazo. A Bíblia fala sobre isso em Cânticos de Salomão (Cânticos 8:4). Existe um momento certo para despertar o amor. Ore sobre esse assunto, e junto com seus pais e líderes da sua igreja, veja se você está preparado para um namoro. Se você já é adulto, procure pelo menos o conselho de casais mais maduros na fé do que você, eles poderão te ajudar a entender se é certo.

6. Mantenha a pureza

"Quais são os limites no namoro em termos de intimidade física?" ou "até onde podemos ir?" são perguntas erradas e normalmente revelam que a pessoa que as está fazendo está com muita vontade de ultrapassar os limites. A Bíblia nos diz para fugir da imoralidade sexual (1 Coríntios 6:18), não para brincar com ela. O ato sexual é um presente de Deus para ser desfrutado por um casal que já se comprometeu inteiramente um com outro, perante Deus e perante a sociedade. Não adianta falar do que pode ou não fazer, mas qualquer coisa que esteja colocando os dois no caminho para a intimidade sexual tem que ser evitado.

7. Coloque Deus em primeiro lugar

Em tudo isto, Deus deve ocupar o primeiro lugar de cada uma das pessoas envolvidas. Dar mais importância à outra pessoa ou até ao relacionamento em si mais do que a Deus, é incorrer no pecado de idolatria. Em todos os momentos da nossa vida o nosso relacionamento com Deus é o mais importante de todos, e é esse relacionamento que vai definir o sucesso de todos os nossos outros relacionamentos, quer sejam amizade, namoro, ou casamento.

É pecado morar junto antes do casamento?

Sim, é pecado morar junto antes do casamento. O relacionamento sexual foi criado por Deus para ser desfrutado dentro do casamento. Se um casal quer fazer sexo, deve se casar (1 Coríntios 7:9).

Por que casar?

O casamento foi instituído por Deus para criar relacionamentos fortes e duradouros. Deus criou o casamento para ser uma aliança para a vida toda entre um homem e uma mulher, um relacionamento especial, seguro e íntimo. A relação sexual é uma coisa muito poderosa; dentro de um relacionamento estável de compromisso é muito bom mas fora desse ideal pode causar muitos problemas (1 Coríntios 6:18).

O casamento serve para:

  • Reconhecer a responsabilidade – no casamento, o casal faz um compromisso público. Assim, cada um é responsável não só perante o cônjuge mas também perante a sociedade e perante Deus. O casal reconhece que o desrespeito do casamento trará consequências negativas não só no relacionamento mas também sociais e espirituais
  • Proteger cada um – o casamento legal dá direitos legais a cada uma das partes, para impedir abusos
  • Dar estabilidade aos filhos – o casamento pretende criar um ambiente de segurança para crianças, com o pai e a mãe comprometidos ao seu cuidadoNem todo o casamento dá certo. É muito importante conhecer bem a pessoa com quem você vai casar, desenvolvendo uma boa amizade. Mas morar junto antes do casamento não ajuda. A relação sexual pode confundir o casal e dificultar a tomada de uma decisão acertada. O sexo não ajuda a conhecer melhor a personalidade de alguém.

    Uma união estável é o mesmo que um casamento na Bíblia?

    Não. Na Bíblia não havia casamento civil e a cerimônia mudou com o tempo, mas todo casamento válido tinha algum tipo de reconhecimento pela sociedade. Por exemplo, quando Jesus se encontrou com uma samaritana junto a um poço, ele reconheceu que ela estava morando junto com um homem mas sua união não era um casamento (João 4:17-18).

    Mesmo Adão e Eva, que não tinham outras pessoas para testemunhar, tiveram a bênção de Deus para se unirem (Gênesis 1:28). A bênção de Deus e o reconhecimento social de um casamento válido são muito importantes na Bíblia.

    Se você já mora junto com alguém sem ser casado, peça perdão a Deus e procure casar-se o quanto antes. O casamento não tem que ser uma cerimônia muito luxuosa e cara. O importante é fazer um compromisso público para ser reconhecido como casamento legítimo. Se casar é um testemunho que o casal está comprometido e quer agradar a Deus.

    Como deve ser o namoro cristão?

    Onamoro cristão deve ser um relacionamento de respeito e amizade, pensando na possibilidade de casamento. É o tempo para o casal se conhecer melhor e descobrir se quer passar a vida toda junta. O namoro cristão não é o mesmo que um casamento.

    A Bíblia tem alguns princípios que ajudam a guiar o namoro cristão:

    • Pensar no futuro – o namoro ajuda a decidir se quer casar; não é uma brincadeira sem objetivos; se o casal acha que não vai casar, então não deve namorar
    • Amizade – um relacionamento não sobrevive só de paixão; o namoro é a altura para aprofundar a amizade e se conhecer melhor – Provérbios 17:17
    • Respeito – você está namorando uma pessoa criada à imagem de Deus, não um objeto para satisfazer seus prazeres; um relacionamento sem respeito e dignidade não é de Deus
    • Honestidade – não é bom enganar ninguém, muito menos a pessoa de quem você gosta; um relacionamento precisa de honestidade para funcionar – Colossenses 3:9-10
    • Sacrifício – a Bíblia nos ensina a cuidar uns dos outros; o namoro é o tempo para aprender a não ser egoísta, para o casamento funcionar no futuro – Filipenses 2:3-4
    • Fugir da imoralidade – o casal precisa aprender a estabelecer seus limites, para não cair na imoralidade sexual; se entregar antes do casamento só vai causar problemas e poderá até estragar o relacionamento – 1 Coríntios 6:18
    • Deus primeiro – é muito bom ter alguém especial mas nada consegue tomar o lugar de Deus em sua vida; só Deus é perfeito e lhe vai completar – nunca espere isso de uma pessoa. Lembre-se de buscar a orientação de Deus para o namoro cristão. Orar e ler a Bíblia é importante. Também é bom o casal procurar orientação dos pais e de um pastor ou líder de confiança.


      Beijar na boca é pecado?

      Não, beijar na boca não é pecado se isso não levar a outros atos que são errados. Cada pessoa dentro do relacionamento deve conhecer e estabelecer seus limites. Um beijo dado sem segundas intenções no namoro não é pecado.

      Beijar na boca pode levar ao sexo?

      Isso depende do coração das pessoas que se beijam. Se sua intenção é só mostrar carinho inocente, provavelmente não vai levar a nada, mas é bom não exagerar. O contato físico prolongado acende o desejo de fazer sexo. Quando isso acontece é difícil se controlar, porque é muito forte.

      O beijo dado no calor da paixão vai naturalmente levar ao sexo. Isso é porque aumenta um desejo que já está lá. O beijo é só uma pequena parte. A verdadeira causa está nas intenções de quem beija (Eclesiastes 10:2).

      Crente pode beijar na boca durante o namoro?

      Sim, durante o namoro pode beijar na boca, se não provocar desejos lascivos (Mateus 5:28). É muito importante estabelecer limites no namoro mas esses limites variam de casal para casal. Todos temos fraquezas. Admitir que algumas formas de intimidade no namoro lhe incomodam é bom. Um relacionamento precisa de honestidade para funcionar.

      Quem tem dificuldade em se controlar precisa estabelecer limites mais rígidos e talvez evitar muito beijo, para não cair em pecado. Também deve pensar seriamente no casamento (1 Coríntios 7:9).