Estudantes reformam posto de saúde em aldeia indígena no Tocantins

Um grupo da Igreja Adventista possibilitou diversas melhorias para três aldeias da região, incluindo a área da saúde e de saneamento.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO G1ATUALIZADO: SEXTA-FEIRA, 14 DE JULHO DE 2023 ÀS 15:37
Posto de saúde reformado. (Foto: Reprodução/G1)
Posto de saúde reformado. (Foto: Reprodução/G1)

Um grupo de voluntários em férias escolares da Igreja Adventista reformou um posto de saúde da aldeia indígena JK, na Ilha do Bananal, no Tocantins.

O posto estava em condições precárias há anos, os cristãos foram divididos em duas equipes para proporcionar mais saúde e qualidade de vida para a população indígena.

PUBLICIDADE

Os voluntários que atuaram na reforma são da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e da Missão Calebe, programa que leva jovens adventistas a dedicarem parte das férias escolares a serviços comunitários.

As obras aconteceram entre os dias 26 de junho e 8 de julho, em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), DSEI Araguaia, lideranças e comunidade Iny/Karajá.

Segundo a assessoria da Igreja Adventista, os atendimentos médicos estavam sendo feitos apenas na varanda, pois a casa usada como unidade de saúde estava desgastada.

Além da reforma, médicos também foram levados às aldeias por causa da pouca estrutura na região.

PUBLICIDADE


Área interna da unidade de saúde. (Foto: Reprodução/G1)

O impacto da igreja na comunidade 

A  ADRA fez um plano junto com o Distrito Sanitário Especial Indígena Araguaia (DSEI), onde expôs as principais necessidades da região, que incluem projetos nas áreas de saúde e saneamento.

Os missionários pintaram, retiraram mofo, trocaram portas e janelas, mexeram na estrutura do imóvel e colocaram grades por questão de segurança.

Segundo o G1, eles também fizeram melhorias no sistema de comando da caixa d´água da aldeia Watau, que abastece a aldeia JK e outras duas comunidades indígenas da região.

A inauguração do posto ocorreu no dia 7 de julho e contou com a participação de líderes indígenas, caciques, representantes do DSEI Araguaia e Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Araguaia e integrantes da Igreja Adventista.

A Igreja informou que a população já está recebendo atendimentos na Unidade de Saúde Indígena JK.

Para Sidney Javaé, responsável pela CONDISI, a parceria com a equipe da ADRA é longa, pois a organização já tem histórico dentro da comunidade.

Ele afirmou que a comunidade é grata pelas melhorias que as ações têm proporcionado à saúde indígena.

“Agradecemos muito em nome do povo Iny. Que vocês continuem sendo essas pessoas maravilhosas que Deus botou no caminho da gente”, disse ele.

A Igreja destacou que a ADRA estruturou uma base de operações em São Félix do Araguaia para firmar projetos de desenvolvimento comunitário para o leste do Mato Grosso e Ilha do Bananal. 

Por meio dessas ações, as mudanças na região se tornaram possíveis.